Dúvidas?

/Dúvidas?

A Associação Brasileira de Ergonomistas (ABERGO) realiza a cada dois anos um exame de certificação de ergonomistas que garante que o profissional que atua na área tenha todos os conhecimentos necessários para desenvolver trabalhos que contemplem as normas brasileiras e internacionais, além de estarem constantemente atualizados participando de congressos, seminários e eventos. Cada ergonomista certificado pela ABERGO possui uma classificação de acordo com sua experiência de trabalho. Marcelo Forestieri Fernandes, coordenador de ergonomia da Tersso, é Ergonomista Certifica do Nível I, atuando desde 2006 como profissional e professor em cursos técnicos, graduacão e pós-graduação.

A NR-17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho. A norma pode ser acessada no Portal do MTE ou aqui.

Análise Ergonômica do Trabalho é um documento amplo que visa identificar e avaliar os riscos ergonômicos a que os trabalhadores de determinadas empresas estão expostos, e quais são as medidas de controle para minimizá-los. Pode ser produzido durante a fase de projeto de uma unidade produtiva (concepção) ou em situações reais de trabalho que tenham uma demanda específica (correção) como índice de afastamentos, adequação à legislação, obtenção de certificações e/ou problemas relativos à produtividade.

Já o Laudo Ergonômico é solicitado por um Juiz a fim de compreender se a atividade laboral realizada por um trabalhador tem ou não potencial de contribuir para o agravo à saúde reclamado pelo mesmo.

Portanto, quando falamos em prevenção e otimização da produtividade, o correto é solicitar uma Análise Ergonômica do Trabalho, conforme apresentado na NR-17.

A análise ergonômica do trabalho é uma metodologia que visa compreender as situações de trabalho de modo que possa orientar a proposição de melhorias.

Ergonomia é uma ciência técnico científica que busca melhorar a produtividade das pessoas em seu ambiente de trabalho com foco em três domínios: as capacidades e limitações das pessoas, os processos de organização do trabalho e as práticas de interpretação da informação.