É comum as pessoas associarem produtividade apenas com trabalho, ou melhor emprego. Mas, ser produtivo, significa você atingir um objetivo utilizando-se os recursos de maneira eficiente.

Recentemente estive no Terminal 4 do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo pegar alguns parentes de uma viagem internacional. E a simples tarefa de esperá-los tornou-se em um grande duelo cognitivo.

Analisando a arquitetura, logo imaginei que teria problemas: as cadeiras ficam dispostas de costas pro corredor de quem sai ou de frente, no final do corredor, mas embaixo da marquise. Ambas as posições impossibilitam as pessoas de saber o status do avião, o que as faz ou levantar constantemente, ou deixar um acompanhante olhando a informação, ou, não sentar. Isso explicou a quantidade de pessoas em pé diante da quantidade de cadeiras vazias.

Outra situação interessante são as saídas de desembarque, no caso duas, sem nenhuma explicação aparente. A diferença? Se a pessoa passar no Duty Free é uma saída, se não passar, é outra. Como saber? Não tem como. Tem que ficar esperando, em pé, entre as saídas e não desgrudar o olho do corredor.

Você pode tomar um café enquanto espera, aí sim você tem uma vista parcial da primeira saída, na segunda, tem uma coluna que impede sua visão.

Parece produtivo?